top of page

YOUNG ROMA WOMEN: PREPARING DIGITALLY FOR INCLUSION IN THE POST-COVID-19 REALITY

Trata-se de um projeto cofinanciado pela União Europeia, que pretende criar ferramentas de acesso à formação para jovens mulheres ciganas. A pandemia COVID-19 teve um impacto significativo nos processos de aprendizagem e inclusão das mulheres ciganas, não apenas pelas consequências evidentes em termos de saúde e segurança, mas também porque a sociedade hiperdigitalizada que surgiu após a pandemia é especialmente hostil para a mulher cigana. A transformação rápida para conter o avanço da doença eliminou a necessidade de presença física e quase todos os processos necessários para a inclusão social, económica, educativa, cultural e laboral tornaram-se virtuais, o que é um grande desafio para um grupo que já enfrentava diversas barreiras anteriormente. Com este projeto, foi criada uma ferramenta útil, dinâmica e atrativa para desenvolver capacidades digitais das mulheres jovens ciganas, ajudando-as a aceder às medidas de inclusão oferecidas por entidades locais, regionais, nacionais e europeias, tanto públicas como privadas, nos âmbitos laboral, cultural, social, económico e educativo.


O resultado é o curso informal de alta qualidade através da aplicação móvel WhatsApp, chamado "DIGITAL X INCLUSION", uma formação criada pelas próprias mulheres ciganas, permitindo-lhes aprender tudo o que é necessário para se movimentarem na sociedade digital pós-COVID-19.

As nossas parceiras neste projeto são a Asociación Gitanas Feministas por la Diversidad, a Fundación PUNJAB, a Amare Rromentza, a E-Romnja e a Romani Phen. Poderá saber mais através do link: https://skolaromani.org/formacion-digital-post-covid/

Galeria

bottom of page