Portuguesas Ciganas: Desafios, Resistência e Mudança
- Letras Nómadas

- 29 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Entrevista de Ana Cristina Pereira a Sónia Matos no Jornal Público

| Sónia Matos, Presidente da AMUCIP | Fotografia de capa da entrevista no Público, da autoria de Daniel Rocha |
Divulgamos esta importante entrevista de Ana Cristina Pereira a Sónia Matos no Jornal Público. Sónia Matos é a atual Presidente da Associação de Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP).
Na entrevista, Sónia revela as barreiras enfrentadas pelas portuguesas ciganas, face a estereótipos arraigados. Partindo da sua própria experiência de vida, dá a conhecer as vivências e a condição da mulher cigana, com enfoque para o progresso que se tem vindo a assinalar e que continua em marcha, num processo de revolução.
Fala ainda sobre os principais desafios enfrentados pelas associações ciganas e as suas reivindicações, nomeadamente face à nova Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC). Salienta a importância da aprovação do estatuto de carreira de mediador, a contratação de pelo menos 150 mediadores em escolas, a inclusão da história e cultura cigana nos curriculos escolares e o alargamento do programa de bolsas Roma Educa, para um maior apoio aos alunos do 3º ciclo e secundário.
«(...) Houve uma mudança nestes 23 anos que não vos passa pela cabeça. Vejo mulheres a ir sozinhas para a feira. Pegam na carrinha e vão. Eu não andava de transportes sozinha. A minha mãe não me deixava de forma nenhuma. (...)»






