Estratégia Nacional para pessoas sem-abrigo prevê apoio para a população cigana
- Letras Nómadas

- 4 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Notícia no Jornal de Notícias

| Fotografia de capa do artigo do Jornal de Notícias, autoria de Pedro Correia / Arquivo Global Imagens |
Partilhamos a notícia do Jornal de Notícias, acerca do lançamento da nova Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), com destaque para um sistema inovador de alerta e prevenção para intervenções precoces.
Pela primeira vez, esta estratégia inclui medidas específicas para a população cigana. A ENIPSSA, que abrange o período de 2025 a 2030, concentra-se em quatro eixos principais, nomeadamente a promoção da investigação sobre a situação de sem-abrigo, a definição e implementação do Sistema Integrado de Alerta e Prevenção, a promoção da intervenção para a inclusão de pessoas em situação de risco e a gestão, acompanhamento e avaliação contínua da eficácia da estratégia.
A maior diferença está na implementação do Sistema Integrado de Alerta e Prevenção, que visa identificar situações de risco iminente e evitar reincidências, abrangendo grupos vulneráveis como famílias com crianças, pessoas LGBT, e agora, também a comunidade cigana. Esta estratégia é vista como urgente, considerando que mais de 10 mil pessoas em Portugal vivem em situação de sem-abrigo. «(...) Prevê, igualmente, que sejam garantidas medidas de prevenção e proteção a públicos especialmente vulneráveis e, dentro destes públicos, abrange, pela primeira vez, a população cigana, a par de famílias com crianças, pessoas com deficiência, pessoas idosas, pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental, pessoas com consumos e dependência de álcool e/ou substancias ilícitas e pessoas LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo).
Dentro deste eixo, está também previsto assegurar a qualificação e articulação entre os serviços de identificação de situações de risco e garantir que seja feito um diagnóstico e plano de intervenção personalizado, "com vista à plena inclusão social". (...)» Leia a notícia completa: https://www.jn.pt/2419339871/nova-estrategia-para-sem-abrigo-tem-sistema-de-alerta-que-abrange-populacao-cigana/






