top of page
Search

Luís Romão, o cigano treinador de futebol!

  • Writer: associacaoletrasno
    associacaoletrasno
  • Oct 15
  • 3 min read

Updated: Oct 16


Pode apresentar-se brevemente (nome, equipa que treina e há quanto tempo trabalha no futebol)?

R: O meu nome é Luís Romão, neste momento trabalho no O Elvas CAD, desempenho funções de Coordenador de futebol juvenil e treinador no escalão de sub 12.

Se contabilizar a parte em que pratiquei futebol, estou ligado ao futebol desde sempre, ou seja há 34 anos.

ree

Como começou o seu interesse pelo futebol?

R: Tinha eu os meus 8 anos quando me apercebi das captações no clube o Elvas CAD, fui juntamente com os meus colegas de bairro fazer essa captação, desde então, nunca mais deixei a prática desse mesmo desporto.


Qual foi o seu percurso como jogador (se jogou) e como chegou a treinador?

R: O meu percurso enquanto jogador e como já referi anteriormente, comecei com 8 anos, no escalão de infantis no Elvas CAD, depois no escalão de iniciados até aos seniores joguei no CF os Elvenses, joguei 1 ano de juvenil no SC Campomaiorense, nos seniores joguei no Calipolense e no Alandroalense, deixei o futebol quando me lesionei com gravidade no joelho, isto com 25 anos de idade.

A nivel de treinador, passei pelas camadas jovens do Elvenses, tive uma experiência de 1 ano na JD da Terrugem no futebol sénior e regressei ao Elvas CAD há 5 anos.


2. Experiência profissional

Quais são os maiores desafios e recompensas do trabalho como treinador?

R: No meu caso e trabalhando diretamente com a formação, a maior recompensa é ver a alegria dos jovens a cada dia de treino, mas o meu foco, é totalmente numa boa organização e elevar o Elvas CAD ao nível dos maior de Portugal.

ree

Que valores procura transmitir aos seus jogadores dentro e fora do campo?

R: Os Valores que transmito diariamente aos atletas, são os que eu levo para a minha vida, compromisso em tudo o que fazemos, o Elvas está a preparar-se para um grau superior no Distrito de Portalegre e os valores que o clube passa a cada crianças são de disciplina, trabalho em equipa, respeito, ética e resiliência.

ree

Já sentiu discriminação ou dificuldades adicionais por ser cigano no mundo do futebol?

R: Senti descriminação no que diz respeito a colegas de equipa, nas camadas jovens, os jovens são por vezes cruéis e não olham a meios para humilhar, é isso que me faz estar atento a cada momento no treino e no jogo. A nível de treinadores e direção de equipas, nunca senti.


3. Identidade e exemplo

Acha que a sua origem cigana influencia a forma como lidera ou se relaciona com os atletas?


R: Não, penso que a minha personalidade é um pouco formada das dificuldades que vivi na minha infância na luta pela igualdade e é daí que sai a minha forma de estar no futebol.


Considera importante haver mais treinadores e jogadores ciganos em equipas e clubes?

R: Claro que sim, eu enquanto coordenador, estou a dar a oportunidade a todos os meninos da comunidade cigana de poder praticar futebol no Elvas CAD, dei também a oportunidade de jovens Ciganos, integrarem as equipas técnicas do clube e todos eles com formação de nivel 1.


Que mensagem deixaria aos jovens ciganos que sonham seguir carreira no desporto?

R: Ao Jovem Cigano deixaria esta msg, no futebol, assim como na vida, devemos fazer muitos sacrifícios para obter o sucesso, nada nos é dado de bandeja, sabendo que ainda existe muita descriminação, sabendo que temos que lutar 2 vezes mais que um cidadão comum, nunca devemos atirar a toalha ao chão, nem que para isso tenhamos que ir buscar as forças aos nossos familiares, que são esses os nossos grandes pilares!!!!

 
 
bottom of page